Prefeitura do Recife

Prefeitura do Recife
Edificio Sede da PCR/ Rio Capibaribe

sábado, 2 de abril de 2011

Homenagem a Ângela Cristina Marques - ACS do PACS-IV

Ângela Cristina Marques é ACS do PACS-IV e coordena, há aproximadamente 6 anos e 6 meses sob a supervisão da enfermeira Christiane Walburga F. de Azevedo, um  grupo de idosos denominado Príncipe da Paz , composto por aproximadamente 40 participantes, com faixa etária entre 60 a 84 anos.
Os próprios integrantes repassam ensinamentos ao grupo. Os encontros acontecem semanalmente com realização de palestras (fornecidos pela Enfermeira, ACS ou convidados), trabalhos manuais (artesanato) e culinária, esses ministrados pelos próprios participantes. Participam também de atividade física e caminhada com integrantes da Academia da Cidade. Com essa parceria surgiu o Grupo de Pastoril Príncipe da Paz, em maio de 2010.
O grupo está formado desde 2004 pela ACS Ângela – que é também Educadora do IESA (Idosos Educadores em Saúde) e está situado no Córrego do Botijão - bairro do Vasco da Gama em Recife.
A formação de um grupo de idosos proporciona uma análise continua de aspectos relacionados à saúde da pessoa idosa (identificação de situações de vulnerabilidade social, realização de diagnóstico precoce de processo saúde doença e avaliação da capacidade funcional continua. Bem como, desenvolve nos idosos uma sensação de bem-estar, melhora a auto estima e autonomia.
É importante ressaltar que Ângela é uma ACS muito atuante na comunidade, desenvolve atribuições especificas de um ACS com muita desenvoltura e competência, desenvolve, também, ações de promoção da saúde, prevenção das doenças e de agravos e de vigilância à saúde através das visitas domiciliares com ações educativas individuais ou coletivas no domicilio ou comunidade.
É realmente um exemplo a ser seguido pelos demais Agentes Comunitário de Saúde do DSIII.






Um comentário:

  1. Me sinto feliz e honrada pela homenagem a minha mãe, tenho muito orgulho de ser sua filha. Uma mulher guerreira, trabalha com muita dedicação a comunidade e seu amor pelos idosos é inquestionável. Parabéns mamãe, você merece está homenagem.

    ResponderExcluir