Prefeitura do Recife

Prefeitura do Recife
Edificio Sede da PCR/ Rio Capibaribe

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CASA AMARELA GANHA MAIS UM ALIADO NA LUTA CONTRA A OBESIDADE

Começa nesta terça feira (12) o projeto Emagrecendo com Saúde, que vai ajudar os moradores do Morro da Conceição a adotar um estilo de vida saudável para controlar a obesidade.
O projeto realizado pela Academia da Cidade em parceria com o Programa Saúde da Família (PSF) do Morro da Conceição e com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Distrito Sanitário III vai oferecer um acompanhamento interdisciplinar aos usuários. A equipe será composta por profissionais de educação física, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS).
O programa de emagrecimento saudável terá duração de sete meses. E durante este período os usuários serão submetidos a avaliação física para identificar os níveis de aptidão de físicadas pessoas, acompanhamento clínico para medir as taxas metabólicas (colesterol, glicose, triglicerídeos, etc.), avaliação nutricional, e acompanhamento individual e em grupo conduzido por psicólogos, assistentes sociais e pelos demais profissionais envolvidos. As avaliações buscam traçar o perfil de cada participante para direcionar e qualificar o trabalho.
ATIVIDADES – Para ajudar a controlar a obesidade serão realizados quatro encontros de atividades físicas por semana. Serão duas sessões de caminhadas aliadas a exercícios de reforço muscular, na quadra do Morro, e duas aulas de hidroginástica que acontecerão na piscina do CERVAC no mesmo bairro. Além de palestras e rodas de diálogo sobre temas relacionados à saúde, orientação nutricional e encontros em grupo com a presença de familiares.
O programa irá atender as pessoas que sofrem com obesidade que estão na área de cobertura da unidade de saúde da família do Morro da Conceição. Os usuários serão convidados pelos ACS durante as visitas domiciliares.
A iniciativa do Emagrecendo com Saúde é se tornar mais uma forma de ajudar as pessoas a emagrecer de forma salutar, através do estímulo à adoção de um estilo de vida ativo, hábitos alimentares saudáveis, elevação da auto-estima e da ampliação dos relacionamentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário