Prefeitura do Recife

Prefeitura do Recife
Edificio Sede da PCR/ Rio Capibaribe

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Importância do Teste do Pezinho

Vamos falar um pouco sobre o Teste do Pezinho:

A Importância do "Teste do Pezinho" para a saúde do Recém Nascido

Em 2001 o Ministério da Saúde criou o "Programa Nacional de Triagem Neontal" visando, progressivamente, atender os 3,5 milhões de recém nascidos em todo o Brasil, diagnosticando a falta de função da tiróide (HIPOTIROIDISMO) e moléstia chamada Fenilcetonuria. Sabemos que 1 em cada 3000 - 4000 crianças recém nascidas podem apresentar estas anomalias genéticas.

Para que o Programa Nacional pudesse funcionar criou-se, em cada Estado, um Serviço de Referência, responsável pelos recém nascidos daquele Estado, constituído por um coordenador, Médico Endocrinologista, Psicóloga e Assistente Social. Esta equipe é responsável pela logística do Programa, isto é, todo recém nascido tem que se submeter ao "Teste do Pezinho" entre o 3o. e 7o. dia do nascimento. Se o Teste do Pezinho mostrar-se alterado a Assistente Social localiza a mãe e pede para que a criança volte ao Posto de Saúde para exames confirmatórios. Logo após estes exames, no caso de ser confirmado o diagnóstico HIPOTIROIDISMO, a criança é medicada com 1 comprimido de TIROXINA (hormônio da tiróide) por dia, pela manhã. Todos os exames, testes, consultas e remédios são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No caso da criança apresentar diagnóstico de fenilcetonuria dieta apropriada é introduzida e aconselhamento nutricional é fornecido.

Admite-se que a criança, de forma IDEAL, deveria iniciar o tratamento antes de decorridos30 dias do nascimento. No caso de haver retardo da administração de TIROXINA a criança pode ficar com grau variável de RETARDO MENTAL IRREVERCÍVEL constituindo ÔNUS para a família (escola especial, tratamento neurológico, etc.) e para a sociedade em geral (não consegue integrar-se ao meio social).

No momento cerca de 2,0 milhões de crianças recém nascidas são, realmente, rastreadas no Programa. Calcula-se que 1.5 milhões de recém nascidos não FAZEM o Teste do Pezinho. Esta situação pode melhorar e mito se a MÍDIA divulgar o fato de que todo recém nascido deve procurar o Posto de Saúde ou o Hospital local para realizar o Teste do Pezinho. Nosso grupo elaborou uma CARTILHA que descreve, em linguagem simples como é o teste e o que ocorre após os exames que confirmam o HIPOTIROIDISMO. Esta CARTILHA foi distribuída a todos os Serviços de Referência em 28 Estados.


E lembre-se:

"NÃO DEIXE DE LEVAR A CRIANÇA RECÉM-NASCIDA PARA FAZER O TESTE DO PEZINHO".

"A CRIANÇA QUE NÃO FAZ O TESTE DO PEZINHO CORRE RISO DE FICAR COM PROBLEMAS CEREBRAIS".

"O TESTE DO PEZINHO PROTEGE A CRIANÇA RECÉM-NASCIDA DE DOENÇAS SÉRIAS, FACILMENTE CORRIGÍVEIS.


Mai informações em: http://www.indatir.org.br/teste_pezinho.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário