Prefeitura do Recife

Prefeitura do Recife
Edificio Sede da PCR/ Rio Capibaribe

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia da Cidadania - ANO VII

O Rotay Clube do Recife - Apipucos em parceria com o DS III irá realizar no dia 30/04/2011 das 9:00 às 13:00 horas no Colégio Marista NSª da Conceição o Dia da Cidadania, onde será oferecido gratuitamente as atividades de :
- Aulão com Academia da Cidade;
- Controle de Taxa de Açucar no Sangue;
- Medição de Pressão Arterial;
- Saúde Bucal - escovação e distribuiçao de kits;
- Informações sobre:
     - Saúde da Mulher;
     - DST;
     - Tuberculose e Hanseníase;
     - Saúde Ambiental;
- Carteria Identidade;
- Certidão de Nascimento;
- CPF;
- Celpe;
- Corte de Cabelos;
- Exame Oftalmológico - Fundação Altino Ventura;
- Saúde Bucal - em 15 pacientes - PROSORRINDO.

Teremos ainda venda de trabalhos artesanais e exposição de trabalhos reciclados.

Venha participar!!! Estamos contando com sua presença!!!!



terça-feira, 26 de abril de 2011

Terreiros que serão postos de Campanhas de Vacinaçao

Segue abaixo os Terreiros do DS III que serão postos de vacinaçaõ durante a companha deste sabado 30-01-11


1- NOME: TERREIRO ILE AXÉ OBA OLOSÁ
END: RUA OURISSANGA, Nº 32 - ALTO SANTA ISABEL - RECIFE - PE
RESPONSAVEL: MÂE DIVA

2- NOME: TERREIRO ILE AXÉ OBA XANGO
END: RUA ALTO SANTA ISABEL, Nº 724 - ALTO SANTA ISABEL - RECIFE - PE
RESPONSAVEL: PAI LUIZINHO

3- NOME: TERREIRO ILE AXÉ OIA EGUN
END: RUA ROSINA BASANTE, Nº 76 - VASCO DA GAMA - RECIFE - PE
RESPONSAVEL: MÃE LENA

4- NOME: CASA DE MÃE RUTE
END: RUA CÓRREGO DO OURO, Nº 1284 - VASCO DA GAMA - RECIFE - PE
RESPONSAVEL: MÃE RUTE

5- NOME: Federação dos Terreiros
END: VASCO DA GAMA - RECIFE - PE
RESPONSAVEL: AURINO


Pedro Santana
         Coodr. Saude da Pop. Negra
GOAS - DS III

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nova Gerente do Posto de Saúde Joaquim da Costa Carvalho - Alto do Mandú.

No dia 16-04 as 19 horas foi realizada uma pequena festividade, que contou com a presença do Vereador Jurandir  Liberal, para receber a nova gerente Ana Paula, do Posto de Saúde Joaquim da Costa Carvalho, também conhecido como Posto de Saúde Alto do Mandú, localizado na Rua Sirigi S/N em Casa Amarela.
Segue fotos abaixo.















quinta-feira, 14 de abril de 2011

Academia Infantil da Cidade do Recife

Preocupados com a falta de espaços para as crianças desenvolverem suas brincadeiras será desenvolvido o Prejeto Academia Infantil da Cidade do Recife.
A inauguração será no dia 02 de MAIO de 2011 a partir das 14:30 no Sitio da Trindade em Casa Amarela.
O projeto tem como objetivo a criação de um espaço para as crianças poderem desenvolver suas brincadeiras, com supervisão dos Profissionais do Academia da Cidade.
Este programa tem aspecto de promoção de saude e será sempre nos dias de seugndas e quartas das 14:30 até as 17 horas.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CASA AMARELA GANHA MAIS UM ALIADO NA LUTA CONTRA A OBESIDADE

Começa nesta terça feira (12) o projeto Emagrecendo com Saúde, que vai ajudar os moradores do Morro da Conceição a adotar um estilo de vida saudável para controlar a obesidade.
O projeto realizado pela Academia da Cidade em parceria com o Programa Saúde da Família (PSF) do Morro da Conceição e com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Distrito Sanitário III vai oferecer um acompanhamento interdisciplinar aos usuários. A equipe será composta por profissionais de educação física, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS).
O programa de emagrecimento saudável terá duração de sete meses. E durante este período os usuários serão submetidos a avaliação física para identificar os níveis de aptidão de físicadas pessoas, acompanhamento clínico para medir as taxas metabólicas (colesterol, glicose, triglicerídeos, etc.), avaliação nutricional, e acompanhamento individual e em grupo conduzido por psicólogos, assistentes sociais e pelos demais profissionais envolvidos. As avaliações buscam traçar o perfil de cada participante para direcionar e qualificar o trabalho.
ATIVIDADES – Para ajudar a controlar a obesidade serão realizados quatro encontros de atividades físicas por semana. Serão duas sessões de caminhadas aliadas a exercícios de reforço muscular, na quadra do Morro, e duas aulas de hidroginástica que acontecerão na piscina do CERVAC no mesmo bairro. Além de palestras e rodas de diálogo sobre temas relacionados à saúde, orientação nutricional e encontros em grupo com a presença de familiares.
O programa irá atender as pessoas que sofrem com obesidade que estão na área de cobertura da unidade de saúde da família do Morro da Conceição. Os usuários serão convidados pelos ACS durante as visitas domiciliares.
A iniciativa do Emagrecendo com Saúde é se tornar mais uma forma de ajudar as pessoas a emagrecer de forma salutar, através do estímulo à adoção de um estilo de vida ativo, hábitos alimentares saudáveis, elevação da auto-estima e da ampliação dos relacionamentos sociais.

sábado, 2 de abril de 2011

Homenagem a Ângela Cristina Marques - ACS do PACS-IV

Ângela Cristina Marques é ACS do PACS-IV e coordena, há aproximadamente 6 anos e 6 meses sob a supervisão da enfermeira Christiane Walburga F. de Azevedo, um  grupo de idosos denominado Príncipe da Paz , composto por aproximadamente 40 participantes, com faixa etária entre 60 a 84 anos.
Os próprios integrantes repassam ensinamentos ao grupo. Os encontros acontecem semanalmente com realização de palestras (fornecidos pela Enfermeira, ACS ou convidados), trabalhos manuais (artesanato) e culinária, esses ministrados pelos próprios participantes. Participam também de atividade física e caminhada com integrantes da Academia da Cidade. Com essa parceria surgiu o Grupo de Pastoril Príncipe da Paz, em maio de 2010.
O grupo está formado desde 2004 pela ACS Ângela – que é também Educadora do IESA (Idosos Educadores em Saúde) e está situado no Córrego do Botijão - bairro do Vasco da Gama em Recife.
A formação de um grupo de idosos proporciona uma análise continua de aspectos relacionados à saúde da pessoa idosa (identificação de situações de vulnerabilidade social, realização de diagnóstico precoce de processo saúde doença e avaliação da capacidade funcional continua. Bem como, desenvolve nos idosos uma sensação de bem-estar, melhora a auto estima e autonomia.
É importante ressaltar que Ângela é uma ACS muito atuante na comunidade, desenvolve atribuições especificas de um ACS com muita desenvoltura e competência, desenvolve, também, ações de promoção da saúde, prevenção das doenças e de agravos e de vigilância à saúde através das visitas domiciliares com ações educativas individuais ou coletivas no domicilio ou comunidade.
É realmente um exemplo a ser seguido pelos demais Agentes Comunitário de Saúde do DSIII.